Instituição Pública de Educação Superior
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Nome do Projeto
IA INCLUSIVA - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO CEARÁ ATRAVÉS DA EXTENSÃO
Nome do Campi
Eixo Temático
Eixo 4 – Popularização da Ciência
Objetivos
O Projeto IA Inclusiva busca reduzir desigualdades sociais e o analfabetismo digital por meio da capacitação de alunos do ensino médio em Inteligência Artificial, com foco em uso ético, seguro e aplicado da tecnologia. Diante da escassez de profissionais qualificados e da ausência de políticas públicas voltadas a populações vulneráveis, o projeto envolve ações educativas, formação docente, desenvolvimento de materiais, empreendedorismo e inclusão digital, em articulação com universidades, governos e sociedade civil. Iniciativas complementares como o CiberConsciente, oficinas de robótica e maratonas de programação ampliam o impacto, promovendo acesso ao conhecimento, empregabilidade e o fortalecimento de polos de inovação no Ceará.
Público-Alvo
Resultados Esperados/Alcançados
O projeto IA Inclusiva busca enfrentar a escassez de mão de obra qualificada em Inteligência Artificial e reduzir desigualdades sociais por meio da educação, promovendo capacitação tecnológica e segurança digital. Espera-se, como resultados, a implementação do ensino de IA em 20 escolas, a formação de 600 alunos e 150 professores no primeiro ano, melhoria nos índices educacionais em áreas de exatas, maior inserção de jovens no mercado de trabalho, crescimento no número de startups e microempresas nas regiões atendidas e aumento no ingresso de estudantes em cursos superiores.
Galeria de Mídias
Bolsistas
Agenda/Notícias/Atualizações do Projeto
Parcerias Intersetoriais
Agentes Intersetoriais
Publicações
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Contato Específico do Projeto
Nome:
Telefone:
Email: jcsanjos@ufc.br
Redes Sociais
Nome do(s) Coordenador(es)
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Julio César Santos dos Anjos